Com essa quebra na segurança. seria possível instalar o sistema LINUX (que no passado era uma função oficial e valida) no console e por meio disso rodar jogos piratas.
Bom, o famoso grupo de hackers, fail0verflow, dizem ter descoberto a chave privada que a sony usa para autenticar todos os programas no console, com isso seria possível dizer ao PS3 que tal programa é valido, mesmo sendo um "pirata".
E pra jogar tudo no ventilador, o mesmo grupo informou que essa falha não poderá ser arrumada via updates online, apenas com um novo hardware. Será mesmo?
Apesar de tudo isso, considero a Sony vencedora nesse quesito, pois conseguiu segurar a pirataria por 4 anos (console saiu em 2006) e ainda não há relatos de que a chave é ou não verdadeira e nem que existe uma versão pirata do firmware da Sony.
Claro que a gigante dos games não irá ficar sentada, eles sabem da falha e estão, nesse momento, tentando correr atrás do prejuízo.
Agora é esperar como essa historia vai terminar, se por um lado a Sony pode ter perdido o controle do Firmware, eles ainda tem o controle de quem pode ou não utilizar a rede do PS3 - a PSN, e como ocorre no rival XBOX360 muitos poderão ser proibidos de jogar online.
Ao meu ver a venda de novos PS3's poderá aumentar, pois um grande numero de pessoas preferem jogar piratas e agora estão vendo alguma luz no fim do túnel com chances de terem o console. Isso será tentador nos países do chamado 3º mundo, como o nosso, onde a pirataria reina absoluto.
Mas nos outros países pouca coisa mudará. Só ver o que acontece com a Microsoft, são raras as pessoas que utilizam piratas no USA ou na Europa, pois o preço dos jogos nesses lugares são baixos e o mercado de usados é alto.
O Vida de IT é contra a pirataria, eu mesmo tenho o PS3 e o XBOX360. Travados! e isso não irá mudar.
Mas é a consciência de cada um que fará a diferença!
Nenhum comentário:
Postar um comentário